Macário

Um dos poetas brasileiros representando o período ultra romântico, é Álvares de azevedo, suas inquietantes manifestações são inspiradas e causadas pelo chamado "spleen" (baço), tal termo deriva da denominação de uma bile negra que seria secretada pelo referido órgão, de modo que seus efeitos incidiam por fazer surgir aquele típico agonizante sentimento de melancolia, marca de quem quer beber toda água do pote, a sua arrogante impotência diante do fracasso da missão de fagocitar o universo, é expressada lindamente, de maneira que termina na única alternativa possível, a morte. Soturno, mas terrivelmente belo.

Fragmento da peça "Macário"

(...)"PENSEROSO
   
E é tão doce amar! Eu amei, eu amo muito. Sabe Deus as noites que me ajoelho pensando nela! A brisa bebe meus suspiros, e minhas lágrimas silenciosas e doces orvalham meu rosto.
   
MACÁRIO
   
Oh! o amor! e por que não se morre de amor! Como uma estrela que se apaga pouco a pouco entre perfumes e nuvens cor-de-rosa, por que a vida não desmaia e morre num beijo de mulher? Seria tão doce inanir e morrer sobre o seio da amante enlanguescida! No respirar indolente de seu colo confundir um último suspiro!
   
PENSEROSO
 
  Amar de joelhos, ousando a medo nos sonhos roçar de leve num beijo os cílios dela, ou suas tranças de veludo! Ousando a medo suspirar seu nome! Esperando a noite muda para contá-lo à lua vagabunda!
   
MACÁRIO
   
Morrer numa noite de amor! Rafael no seio de sua Fornarina... Nos lábios perfumados da Italiana, adormecer sonolento. . . dormir e não acordar! "(...) 

Comentários

Postagens mais visitadas